Harlem – Nova Iorque (EUA)

Aqui começa a rua 125, no lado oeste do Harlem, ao norte de Manhattan. Também conhecida como boulevard Martin Luther King Jr., é a principal via da região
Cotton Club, a mais tradicional casa de jazz de Nova Iorque, a preferida de Duke Ellington
Apollo, a mítica casa que ja abrigou shows de James Brown, Stevie Wonder, Mahalia Jackson, Little Richard, Michael Jackson, Aretha Franklin, entre outras centenas de gênios
Fachada da loja Jimmy Jazz, na rua 125
Grafite na rua 125, número 148 oeste
Escola de jazz, gospel e R&B na rua 126
Museu Nacional do Jazz, no Harlem
Fachada de casas na Rua 126
O blogueiro

Conhecido por ser o berço da comunidade negra no borough de Manhattan, em Nova Iorque, o Harlem era originalmente uma vila holandesa, no século 17. Os residentes negros começaram a chegar em massa por volta de 1900, época de grande migração interna nos Estados Unidos. Entre 1920 e 1930, eles foram os responsáveis pela chamada renascença do Harlem, com efervescência artística extraordinária, explosão do blues e do jazz, e o surgimento de grandes casas de shows, como o Apollo e o Cotton Club. Foi no Harlem que a cantora Billie Holiday, nascida na Filadélfia, foi tentar a sorte em 1928 e acabou sendo descoberta pelo crítico John Hammond, com quem gravou seu primeiro disco, com a big band de Benny Goodman.
Mas ninguém nos EUA ficou imune à grande depressão de 1929, com o alto índice de desemprego e, depois, a queda na industrialização na segunda guerra, o que acabou gerando pobreza e aumento na criminalidade no bairro e na cidade. Atualmente, o Harlem mantém sua tradição de reduto da cultura negra, com cerimônias gospel, shows de R&B, soul food e disseminação da cultura afro-americana.

“Minnie The Moocher”, com Cab Calloway, trecho do filme Cotton Club

Anúncios

2 comentários sobre “Harlem – Nova Iorque (EUA)

  1. Uau, Edu, que vontade que dá!!! Uma delícia o post e as fotos, dá vontade de estar aí, pedalando pelo Harlem. Aliás, taí um jeito bacana de conhecer uma cidade, não? Bike é tudo! =) Gde bjo e curte muito!

    1. Fala Carol!, de bike a gente tem outra percepção do ambiente, eu acho. Pedalei bastante aqui, mas já to de volta pra SP. Tenho material pra uns 10 posts sobre nova iorque. logo tem mais. Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s